sábado, 16 de julho de 2011

Criando_na_gratidão



Aparentemente simples, a experiência na oficina Imagens do feminismo foi de grande valia para mim e acredito para muitas mulheres, seja quem estava de dentro ou de fora.

As vezes, parecia que não ia rolar... era uma criatividade gritante do incentivador Gustavo Távora em comparação com a inexpressividade de minha criatividade que por tanto tempo foi tolida...

Pareceu-me que eu não fosse capaz de pensar arte neste sentido. não falo de gosto pela fotografia ou intuição (buscada diariamente através do equilíbrio entre o que há de interno, o que há de externo e o que há de mistura destes dois). falo da possibilidade de se sentir capaz de criar.

Por vezes, ao falar: Tô sem tempo Gu! - o que é realmente verdade :)
Escutava: Tempo não se tem, se cria!
Será que até o tempo ele sabe criar e quer me fazer criar?
Não sei se eu consegui fazer isto com as minhas produções do processo da oficina. mas, sei que a partir de agora eu posso mais coisas, eu posso olhar por mais um ângulo novo... seja a naturezarte - no sentido amplo da palavra criada -, seja no que posso compartilhar desta através da fotografia, mudando assim, talvez, a concepção do que acreditava ser "criar o tempo"

Fantasia(s) ou Realidade(s), nosso mundo está imerso na comunicação imagética. então porque não tirarmos proveito de tamanha forma de simbolismos e utilizarmos isto da melhor maneira que pudermos?

Complemento com uma poesia do nosso querido Carlos Drummond de Andrade, numa tentativa de traduzir alguns sentimentos ao término (temporário) desta experiência:

Flor Experiente

Uma flor matizada
entreabre-se em meus dedos
Já sou terra estrumada
-- é um de meus segredos.

Careceu vida lenta
e mais que lenta, peca,
para a cor que ornamenta
esta epiderme seca.

Assino-me no cálice
de estrias fraternais
O pensamento cale-se.
É jardim, nada mais.

O recadinho que queria deixar registrado é por aí...
Muito grata a Paula, Gustavo, Lamartine, e todas as mulheres que participaram deste bonito caminho comigo!
xero

Algumas co-produções (contei com ajuda de tod@s):













E segue meu flickr ainda para atualizar:
http://www.flickr.com/alencaralessandra/

2 comentários:

  1. Oi querida! Muito obrigado por seu feedback...:) fico feliz que vc tenha participado da vivência com a gente e que isso tenha trazido alguma inspiração para vc...;) agora fazemos parte da mesma rede e vamos mobilizar sempre! Continue criando e mobilizando... beijos e até sábado!:)

    ResponderExcluir
  2. Alessandra... é como vc diz (vc e Drummond...): "careceu vida lenta"... esse negócio do tempo é um pouco a gente mesmo... nossa 'presença' nas coisas que vivemos, ou nosso viver/vivenciar nas coisas que fazem nosso presente... o tempo é o que a gente escolhe viver, parece... que bom vc ter tido tempo de estar com a gente na experiência das ofcinas... bjs! (Paula)

    ResponderExcluir